Gifs e Recados para Orkut Gratis !
Confira mais figuras para Oi / Ola em www.GifsRecados.com.br

Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Projetos em sala de aula

Unidade IV


Atividade 2 – Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.



Tema: Gênero Biografia



Autoras:

Edna Vieira

Maria José Machado

Suely Santina

Tânia Mara Silva Pinto







Modalidade/ Nível de Ensino:

Ensino Fundamental Final: 8º ano



Componente Curricular: Língua Portuguesa



Tema: Biografia

Narração e descrição

Linguagem formal



Dados da Aula



O que o aluno poderá aprender com esta aula:

_Democratizar o uso dos recursos tecnológicos na disciplina de Língua Portuguesa perseguindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita de forma dinâmica e lúdica com o auxílio do Gênero Biografia.

_Despertar o gosto pela leitura e escrita através do gênero Biografia com o suporte de recursos audiovisuais e estratégias de leituras diversificadas;

_Utilizar os recursos do editor de texto (word) para digitar as biografias.



Duração das atividades

5aulas



Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Colocar os alunos em círculo, entregar uma pergunta a cada participante sobre o que eles acham que é o gênero Biografia. Os alunos deverão procurar a resposta em algum lugar estratégico da sala. Na sequência, um líder dá continuidade ao jogo fazendo sua pergunta ao participante mais próximo que deverá respondê-la e fazer outra pergunta ao participante seguinte e assim seguir até que todos participem. Caso alguém não saiba a resposta o jogador que fez a pergunta apresenta a plaquetinha com a resposta correta para que a turma tome conhecimento. O objetivo é sondar o que os alunos já conhecem e oportunizar a familiaridade com o gênero Biografia.



Estratégias e recursos da aula



• Levar os alunos ao laboratório de informática e solicitar uma pesquisa sobre as pessoas que eles escolheram para fazer a biografia. Retornar a sala de aula e apresentar o vídeo (sobre Biografia de Michae Jackson) que se encontra no endereço YouTube - MICHAEL JACKSON - 50 ANOS DE SUCESSO ( BIOGRAFIA ).

Os alunos confeccionarão vários cartazes sobre as pessoas pesquisadas. Apresentar em Data Show os slides biográficos feito por eles com fotos, música, obras e recurso de hipertexto.

▪Os alunos deverão apresentar-se de forma caracterizada de acordo com a biografia da pessoa pesquisada.

•Em seguida montar um painel com uma diversidade de biografias pesquisadas para que os outros alunos leiam e deixar as mesmas expostas no mural do pátio da escola.



Recursos Complementares

Computadores com acesso a internet;- Data show- Jornais e revistas.- Programa de criação de desenho digital ( Paint), programa de apresentação (Power Point)



Avaliação

A Avaliação será realizada durante todo o processo de produção do trabalho com o gênero Biografia, observando:

_Atuação dos alunos nas pesquisas e atividades de leitura propostas;_Participação e Interação nas produções textuais realizadas;_Desenvoltura na utilização dos recursos linguisticos e tecnológicos e temática solicitada na produção das Biografias.



Referências bibliográficas:

www.youtube.com

YouTube - biografia

YouTube - Videos Educativos

Conceito de Currículo e Tic

Atividade 3 – unidade 4



Conceito de Currículo e Tic



O Currículo é um dos aspectos mais interessantes na escola. A análise de um currículo, quando bem elaborado, e com conteúdo, gera satisfação para quem necessita dos serviços. Em se tratando de currículo escolar, mais interessante ainda é, pois se trata de alunos, cuja finalidade é obter conhecimento em razão do currículo proporcionada pela escola. No sentido literal, o currículo significa “carreira” e para o aluno, a carreira tem significado quando o currículo é bem estruturado, seja apoiado em livros didáticos, ou outros meios, como uso da tecnologia no sentido de consolidar o conhecimento. Deveras, as contribuições são infinitas, no entanto, a colaborar e tomar precauções para que a tecnologia possa promover de fato o desenvolvimento do currículo, na objetividade, proporcionando eficiência no processo de ensino-aprendizagem.

A integração é fruto de estudo, planejamento e muita dedicação. Embora a quantidade de informações provenientes da internet é imensa, faz-se necessário filtra-se e adéqua ao currículo escolar, sempre primando que o currículo, na sua essência, é extremamente dinâmico..

Os projetos devem ser desenvolvidos com a preocupação de relacionar o objetivo a ser alcançado, portanto, na tecnologia as informações devem estar relacionadas com o conteúdo e preferencialmente, que seja multidisciplinar, permitindo assim, que um único projeto tenha alcance maior em todas as disciplinas do currículo.

domingo, 10 de outubro de 2010

PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Unidade 4 – Curriculo, Projetos e Tecnologias.
PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS


A educação tradicional (anterior a toda tecnologia), tal como uma metáfora do copo meio vazio, vê o aluno sempre como um ser em falta com os conteúdos, o comportamento e a motivação. Segundo essa visão, o aluno ainda não sabe, não pode, não se motiva e não está preparado. A educação deveria servir exatamente para que descubramos que sabemos, que podemos, que estamos preparados e queremos mais.( BLIKSTEIN, 2002). Partindo desta afirmação observamos que as tecnologias estão no nosso dia-a-dia e não dá pra voltar mais pro modelo tradicional e sim integrá-la ao pedagógico. A maioria de nossos alunos tem internet em casa, quando não tem utilizam outros ambientes informatizados, mas não encontram esses recursos na escola, o que para eles deixa de ser atrativo. De acordo com Pedro Demo "A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente." A escola ainda está dando os primeiros passos em relação ao uso da tecnologia enquanto lá fora a criança está em contato direto com diferentes formas tecnológicas. Demo diz que "A pedagogia precisa inventar um professor que já venha com uma cara diferente, não só para dar aulas e que seja tecnologicamente correto. Que mexa com as novas linguagens, que tenha blog, que participe desse mundo – isso é fundamental."
Certamente o uso de métodos tecnológicos nos leva a assumirmos uma postura diferente em relação aos tradicionais métodos de aprendizagem uma vez que a passividade em aprender dá lugar à interação. Consequentemente a aprendizagem do aluno acontecerá de forma muito mais verdadeira e concreta. Diante disso o educador precisa estar em constante aperfeiçoamento, se especializando, reconstruindo o saber constante, tendo vontade de fazer a diferença na educação. Geralmente se diz linguagem de computador porque o computador, de certa maneira, é uma convergência. As linguagens, hoje, se tornaram multimodais. Um texto que já tem várias coisas inclusas. Som, imagem, texto, animação, um texto deve ter tudo isso para ser atrativo. As crianças têm que aprender isso e a escola precisa acompanhar as habilidades dos alunos, o professor precisa internalizar essa mudança tecnológica.
A Cultura popular agora é mp3, DVD, televisão, internet. Essa é a linguagem que as crianças querem e precisam não vai é claro excluir o texto, o texto impresso vai continuar, porém os alunos aprenderão muito mais com a linguagem visual dos hipertextos. Nosso educandos são capazes de fazer varias tarefas ao mesmo tempo tarefas ao mesmo tempo - acessam a internet, atendem telefone, ouvem música, mandam email, recebem email, respondem então não podemos ainda achar que na escola ela deve apenas escutar a transmissão da aula pelo professor.
Essa realidade precisa e deve mudar. A escola está distante dos desafios do século XX. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado de trabalho, elas terão de usar computadores, e a escola pouco os usa. Já foi provado que crianças que têm acesso às tecnologias se desenvolvem de uma maneira diferente - gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet. Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. Segundo Demo a tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”. O texto de Pedro Demo aborda sobre os maiores desafios que professores e alunos enfrentam hoje para acompanhar o desenvolvimento tecnológico como subsídio de aprendizagem, e ele coloca muito bem que o professor deve buscar inovar sua prática, que ele é a peça fundamental dentro da escola (ele é a tecnologia das tecnologias) e deve se portar como tal. Mas para isso o professor também tem que se atualizar, fazer cursos na área e não estagnar no tempo, ter medo de ousar, medo do novo.
Os recursos tecnológicos vieram pra ficar e pra serem usados, mas não devemos inserir as tecnologias de qualquer maneira, a qualquer custo, mas precisamos ter a consciência da sua utilização adequada e utilizar dos benefícios que ela nos traz. Pra que isso aconteça o professor como mediador e facilitador da aprendizagem deverá usar os recursos tecnológicos de forma criativa, investigadora, questionadora, que provoque mudanças e compreensão dentro e fora da sala de aula.
REFERÊNCIAS

EPROINFO: Fórum Possíveis mudanças e possibilidades de contribuições das tecnologias.
Pedro Demo – Os desafios da linguagem no século XXI.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

domingo, 26 de setembro de 2010

O VIDEO

LEITURA DA SINOPSE DO VIDEO

ALUNOS CONCENTRADOS ASSISITNDO O VIDEO

PLANO DE AULA

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ampliar o vocabulário e melhorar o listen dos alunos através de filmes, fazendo assim com que os alunos ampliem seu interesse pela referida língua e em consequência seu aprendizado seja ampliado e ele se torne crítico e mais criativo, aprendendo de forma prazerosa através das mídias e multimídias, ampliar o vocabulário e aperfeiçoar o listen, os conteúdos de língua inglesa.
Duração das atividades
As atividades podem ser realizadas em duas aulas no mínimo de 50 minutos de acordo com a duração do filme. Aconselho um filme por bimestre.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Vocabulário, listen e gramática acerca do tema do filme proposto pelo professor.
Estratégias e recursos da aula
Os alunos do ensino fundamental necessitam aprender um segundo idioma de maneira lúdica para que haja motivação e desperte o interesse dos alunos , na disciplina de língua inglesa, a motivação deverá ser uma constante para a prática pedagógica do professor. Cabendo a ele, buscar estratégias de ensino que envolvam e interatuem os alunos em um aprendizado efetivo e crítico. Para isso, temos que utilizarmos recursos que façam parte do cotidiano dos alunos, como as TIC’s. Uma sugestão é a utilização de narrativas fílmica, que despertam maior interesse dos alunos. A narrativa New Moon (Lua Nova) oferece inúmeras possibilidades e construção de atividades interessante relacionadas ao tema de comportamento humano, aprender a respeitar as diferenças entre as pessoas, valorização humana, luta do bem contra o a mal. Inicialmente, passa-se o filme com áudio em inglês e legenda em português e a outra metade do filme com áudio em português e legenda em inglês, possibilitando assim aos alunos terem contato com a pronuncia e com o listen ao mesmo tempo. Em seguida trabalhar a música do filme, junto com a letra a música deve ter lacunas para que os alunos possam completar ouvindo a mesma, assim o listen e o writing serão trabalhados ao mesmo tempo, fazer uma leitura da música antes com os alunos para que eles possam se familiarizar com a pronúncia. Em dupla, deverão criar imagens ilustrativas do filme com legendas em inglês ou redações que tenham relação com a narrativa. Após essa atividade, sugerir que busquem vídeos ou músicas, através do acesso a internet, que tenham relação com a narrativa do filme pode ser a sequência do próprio filme, pode-se ainda pedir que em grupo eles encenem em inglês algumas partes do filme. Com a máquina digital, a internet e o computador pode-se desenvolver um trabalho de entrevista para trabalhar a questão das diferenças e preconceitos, essas atividades podem ser feitas em parceria com outras disciplinas. Depois eles podem criar textos com links ou hiperlinks e postar em blogs para os outros colegas fazerem o comentário.
Em suma temos inúmeras possibilidades de trabalhar com as TIC’s e tornar nossas aulas mais interessantes e prazerosas pra nosso alunado.
Recursos Complementares
TV; Aparelho de DVD; Filme New Moon (Lua Nova); computador, Blog; acesso a internet;
Avaliação
A avaliação deverá ser realizada de forma contínua, avaliando o envolvimento e a produção individual ou em grupo de cada aluno.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

quarta-feira, 23 de junho de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Quem sou como professor e aprendiz?


 


 

É interessante essa pergunta até porque ao meu ver apesar de ser professora me considero uma eterna aprendiz.

Eu como professora considero-me bastante responsável, fiz magistério e come a trabalhar em sala desde 1994 no Pára, depois fui para Pernambuco e formei-me em Letras e amo a disciplina de inglês e português. E tento na medida do possível diversificar minhas aulas, pois penso que o espaço sala de aula está obsoleto e isso dificulta o aprendizado de meus educandos. Introduzo as TIC's em minhas aulas sempre que posso, tenho um Blog direcionado para as atividades dos meus alunos aonde os mesmos postam comentários e são seguidores. Também faço atividades que envolvem PowerPoint ou Word. Penso que como professora eu tenho a obrigação de fazer parte do mundo de meus alunos e para eles as tecnologias são corriqueiras eles dominam essas ferramentas e eu não posso ficar pra trás.

Como aluna sou curiosa e sempre aberta a aprender as novidades que me apresentam, tenho sede de conhecimento, o tempo é que não é meu amigo, pois todo conhecimento exige leitura e o meu lado professor me rouba um pouco esse tempo. As vezes atraso um pouco minhas atividades mas é por falta de tempo e por não ter Internet em casa o que me dificulta um pouco cumprir meus prazos, mas no mais sou bem participativa e aberta as críticas.

Gosto de trabalhar em equipe e principalmente aprender com meus colegas, sim pois o outro tem muito a me oferecer as experiências compartilhadas são os maiores tesouros nesses cursos.

Espero sinceramente que o meu lado professor e meu lado aluno se harmonize para meu crescimento pessoal e de meus alunos.

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA


 

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

ASSUNTO:GÊNERO BLOG E E-MAIL


 

OBJETIVO GERAL: Levar os alunos a discernir o gênero Blog de E-mail


 

HABILIDADES:

  • Criar e-mail;
  • Conhecer a estrutura de e-mail e blog;
  • Entender termos de uso;
  • Participar de uma oficina sobre blog;
  • Criar um BLOG;
  • Ser seguidor de um blog;
  • Personalizar um blog;
  • Postar fotos;
  • Participar de fóruns;
  • Reconhecer blog como um diário eletrônico.


 

METODOLOGIA:

Levar os alunos a assimilar os conteúdos propostos através das seguintes metodologias:

  • Levar os alunos ao laboratório para fazer uma oficina sobre blog;
  • Debater sobre a importância do blog na educação;
  • Pesquisar sobre e e-mail e blog;
  • Seminário sobre e-mail x blog;
  • Fazer slides no Power point para postar no blog;
  • Escrever no Word um texto sobre o que ele achou de criar um blog e um e-mail;
  • Postar um comentário nas fotos do blog da professora e um para um colega;
  • Postar comentários nas fotos do blog da professora sobre os trabalhos realizados;
  • Alimentar o blog semanalmente.


 

RECURSOS:

AVALIAÇÃO:

  • Internet;
  • Computador;
  • Laboratório;
  • Dicionário;
  • CD,DVD;
  • Dicionário;
  • Data show;
  • TV.


 

  • A AVALIAÇÃO SERÁ FEITA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DO EFETIVO DESEMPENHO DE CADA EDUCANDO EM CUMPRIR AS ATIVIDADES PROPOSTAS SEMPRE DE FORMA CONTÍNUA.


 


 


 


 


 

MEUS ALUNOS MINHA VIDA!: MEUS COMENTÁRIOS FEITO NO FORUM SOBRE AS TICS

MEUS ALUNOS MINHA VIDA!: MEUS COMENTÁRIOS FEITO NO FORUM SOBRE AS TICS

sexta-feira, 18 de junho de 2010

MEUS COMENTÁRIOS FEITO NO FORUM SOBRE AS TICS

Os educandos de hoje convivem com a tecnologia a todo momento, no celular, mp3, dvd, computador, câmera digital, entre outros. Tudo isso faz com que a escola tradicional não os motivem a estudar, da forma que são solicitados. Por este motivo, creio que a curto prazo a escola vai inovar e modificar a dinâmica das salas de aulas, para adequar-se aos novos modos de construir e mediar o conhecimento, com o auxílio de metodologias mais interativas. Acredito que as angústias dos professores ao se depararem com educandos que "não querem nada" com o proposto para estudo, da forma como é apresentado, podem ser aliviadas quando esses profissionais utilizarem mais as tecnologias disponíveis, dinamizando o espaço da sala de aula e do conhecimento.

MINHA APRESENTAÇÃO NO CURSO E-PROINFO

Olá a todos meu nome é Tânia Mara, sou paraense, mas me criei no Amazonas, fiz magistério no Pará, me formei em Letras-inglês/Português pela UPE Universidade de Pernambuco, fiz duas Pós- graduação uma em Gestão e empreededorismo a outra em Linguagens, códigos e suas tecnologias. Atualmente sou mestranda na área de Ciências da educação.  Sempre fui apaixonada por tudo que me facilita a vida e para mim as tecnologias são facilitadoras do meu trabalho e me sinto ligada ao restante do mundo através dela.  Estou sempre plugada no que posso e no que o tempo escasso me permite usar se vc se interessar em conversar comigo meu MSN é taniabruen@hotmail.com. Tenho Twitter, Orkut, Blog, Facebook, Netlog, se vc tiver e quiser me add mande um e-mail para taniabruen_dno@yahoo.com.br  é o e-mail que mais uso. Nunca fiz cursos específicos de informática tudo que sei aprendi mexendo e não me arrependo. Que este curso veha acrescentar mais ao pouco que sei. Beijos a todos.  e não esqueça "aquele que não tem medo do novo conquista o mundo"

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Conceito de Hipertexto.












Há vários conceitos para Hipertexto dentre eles temos os seguintes: Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Paradigma da interface para reunir documentos. Texto que inclui links para outras páginas na Web. Através dos links, você pode "saltar" facilmente de uma página para outra.

Documento capaz de incluir em seu conteúdo ligações com outras partes do mesmo documento ou documentos diferentes. É o texto em formato de cruzamentos. O hipertexto permite os saltos de um assunto para outro ou de uma página para a outra através de hiperlinks ou links. Documentos (textos) com palavras em destaque que, quando clicadas, levam a outros textos relacionados com o tema. Termo que designa um documento elaborado de forma que possa ser lido de modo não linear, através da ativação de uma das ligações nele. Texto que contém internamente referências a outros textos ou documentos. Na web, o que caracteriza essas referências são os hiperlinks, ou links, característica singular das páginas da internet, onde um determinado trecho de texto recebe uma codificação clicável (link) Banco de dados em formato especial, sobre o qual é possível visualizar e pesquisar as informações baseando se em texto, imagens, arquivos. Em suma no Hipertexto a leitura se torna “viva” e instiga o leitor a buscar mais e mais, torna o texto rico em detalhes sem cansar o leitor, que pode passar da leitura para uma imagem, um vídeo ou outras bibliografias afins.

Tânia Mara